Série – Coisas que seu cliente de Squash deseja

-= CONFIANÇA =-

     Este dias li um livro chamado de “Os dez mandamentos da demanda” que fala sobre od desejos dos clientes relacionados às empresas das quais eles compram. Fundamenta as situações com “cases”, dando idéias e soluções que podem servir pra qualquer tipo de negócio. Como aulas de squash não deixam de ser um negócio estou lançando esta série de posts. De tempos em tempos virei com outro post a respeito do mesmo tema.

Então vamos lá!

GANHE A CONFIANÇA DE SEU CLIENTE/ALUNO

     Se você disse que vai fazer, cumpra! Ganhe a confiança do seu cliente dando credibilidade naquilo que você faz, oferece e promete.

    Você já chegou atrasado pra alguma aula de squash sem uma justificativa adequada? Caso sim, posso dizer provavelmente aconteceram duas coisas; 1- o cliente foi embora e nunca mais voltou ,tenha certeza que esta gafe será espalhada pelos quatro cantos do mundo e no caso do cliente que ama o Squash ele irá direto pra outra academia ou contratará outro professor que cumpre o que promete; 2 – O cliente ficou extremamente aborrecido, tenha certeza que está aula atrasada ficará como uma lembrança negativa que poderá ser usada pra abalar sua credibilidade mesmo depois de anos. A idéia da pontualidade vaio antes de tudo pois trata-se de um ponto fundamental na relação entre qualquer ser humano digno na atualidade.

     Seja justo com seu aluno/cliente. Ofereça a eles um preço justo ao cobrar a sua aula e no caso de clubes ou academias, ofereça um preço justo no aluguel de sua quadra. Como professor você precisa avaliar tudo o que você conhece, cursos que você já fez, considere sua graduação e especializações, compare-se com o mercado em sua volta, enfim seja sincero no valor que você dá a você mesmo como produto e transfira isso para o preço real de sua aula. Caso você seja um dono de um estabelecimento que ofereça o Squash como produto avalie; a relação oferta e procura, a infra-estrutura de seu estabelecimento, a capacitação de seus empregados, o nível de satisfação dos seu clientes com o que é oferecido e observe sua concorrência. Baseado nisto ofereça um  preço justo. Se você tem um produto considerado PREMIUM onde tudo beira a excelência com certeza você tem clientes fiés que acreditam que esta forma de cuidado perdurará por muito tempo. O cliente que paga por um preço PREMIUM e percebe que o produto não beira a excelência esperada por ele terá somente uma reação em relação à sua marca: insatisfação.

Não tente enganar seus clientes. Não responda aquilo que não sabes e nem prometa o que não pode cumprir. Não diga que diga que seu aluno tem grandes chances de ser campeão naquele campeonato se de fato ele não tem, não faça elogios falsos pois te garanto que soarão como falsos. Este tipo de conduta vai deixar seu cliente desconfiado ou frustado e ele colocará em dúvida sua capacidade como professor. Você quer dar uma de “esperto” e cobrar R$300,00 em uma raquete que vale R$150? Você mata tempo em quadra pois não planejou a aula? Os clientes percebem tudo isto, talvez não no momento, mas a longo prazo sim e quando isso acontece o sentimento se assemelha ao da traição no casamento.

Fique ao lado de seu aluno. Quando convidar um aluno para participar de um campeonato dê-lhe assistência. Não o deixe abandonado ao léo ainda mais se este for o primeiro campeonato da vida dele. Seja o seu cliente criança ou uma pessoa já vivida. O campeonato é uma situação nova e estranha pra qualquer pessoa que a pouco tempo nunca havia ouvido falar de squash (grande maioria dos praticantes de hoje em dia). Não o deixa abandonado e ganhe a sua confiança. Relembre-o dos horários de seus jogos, assista ao seu jogos e dê opiniões construtivas, convide-o para assistir jogos das primeiras classes para que ele veja o que é possível fazer numa quadra de squash. Apresente-o a outros jogadores para que ele aumete a sua rede de contatos e fique mais à vontade neste ambiente novo e estranho.

Ganhe e MEREÇA a confiança do seu aluno. Você vai ver o quanto ele vai lhe agradecer sendo fiel à você por tempo indeterminado e quando lhe perguntarem sobre o esporte que ele pratica te garanto que após seu aluno relatar o quanto Squash é um esporte divertido no fim do seu discurso falará bem de você como profissional também.

Grande abraço,

Rafael Sardá

Instrutor de Squash, Squashista e Aprendiz.

CREF 5843-G

falarafa@gmail.com

 

 

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